Inscrições para edição 2018 podem ser feitas até 2 de março 

As prefeituras de Minas Gerais que inscrevem suas iniciativas inovadoras no Prêmio mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades. Promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a premiação está na sua oitava edição e tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras.

O prêmio incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo com o desenvolvimento municipal. “Queremos promover nova cultura que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal”, ressaltou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Experiências

Um exemplo de participação é a cidade de Andradas, na região Sul do Estado. O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, diz que as iniciativas mostram a criatividade e soluções do município. “São ideias que não demandam recursos, mas gestão das ferramentas já existentes, proporcionando expressiva economia de verbas públicas.”

No ano passado, os projetos de Andradas venceram em duas categorias do prêmio, nos eixos Educação e Saúde, sendo eles o programa “Sabor das Cores”, com atividades de culinária e nutrição para a formação de hábitos saudáveis; e o segundo, o programa de redução de violências com a notificação compulsória de saúde aos órgãos competentes.

Outro município vencedor do ano passado, na categoria Ambiental/Economia, foi Ouro Branco, com o programa de modernização da gestão de resíduos sólidos. O prefeito Hélio Campos ressaltou que diversos prefeitos de outras cidades tiveram interesse em conhecer o projeto e tentar iniciativas semelhantes. “O prêmio ajuda na disseminação de bons programas que ainda podem ser aprimorados”, disse.

Premiação em 2018

Neste ano, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal englobará três eixos temáticos: Gestão Ambiental; Educação; e Economia/Desenvolvimento Econômico. Cada prefeitura pode concorrer com práticas em todos os eixos temáticos apresentados e devem se inscrever até o dia 2 de março. Os vencedores serão anunciados no 35º Congresso Mineiro de Municípios, que será promovido em maio.

Segundo o presidente, a participação dos municípios é importante em dois sentidos, principalmente neste momento de crise e dificuldades financeiras para os gestores municipais. “O primeiro é a promoção de uma administração eficaz e correta. Além disso, estimula a criatividade e surgem novas soluções das administrações devido à falta de dinheiro. Com a divulgação proporcionada pelo Prêmio, todos os projetos podem ser disseminados para outras cidades”, afirmou Julvan Lacerda.

Acesse o hotsite do Prêmio e saiba mais. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *