A comissão de avaliação do VIII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), encerrou a análise dos 64 projetos inscritos na edição de 2018. Como prevê o edital, três projetos de cada eixo são selecionados pela equipe de avaliação, sendo nove projetos se classificando para a etapa final.

Neste ano, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM englobou três eixos temáticos: Gestão Ambiental; Educação; e Economia/Desenvolvimento Econômico. Cada prefeitura mineira inscrita pôde concorrer com práticas em todos os eixos temáticos apresentados. Pelo número de eixos (três) desta edição, foi recorde o número de projetos inscritos (64).

Os finalistas

Economia/Desenvolvimento Econômico

Município: Goianá – Projeto “Programa Alimenta Goianá-Proago”

Município: São Sebastião da Bela Vista – “Projeto Bela Vista Avança: Rumo a uma Economia de Sucesso”

Município: Teófilo Otoni – Projeto “Núcleo de Projetos e Captação de Recursos”

Educação

Município: Mateus Leme – Projeto “Iniciação Científica na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental”

Município: São Geraldo – Projeto “Inclusão Eficiente”

Município: São Sebastião da Bela Vista – Projeto “Pais na Escola”

Meio Ambiente

Município: Extrema – Projeto “Conservador de Água”

Município: Santa Bárbara – Projeto “Cemitério Vertical Público”

Município: Paraisópolis – Projeto “Futuro com Água Nascente”

Além dos técnicos da AMM, os projetos foram avaliados por especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (CORECON-MG) e Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de Minas Gerais.

Nesta segunda etapa da avaliação dos concorrentes ao Prêmio, a equipe visitará os municípios selecionados no período de 2 a 25 de abril, para avaliação dos projetos nos municípios em que estão sendo executadas as ações. Nas visitas, a comissão avalia a prática do que foi descrita no projeto inscrito, a relevância social da ação, entre outros quesitos discriminados no edital.

Sobre o Prêmio

As prefeituras de Minas Gerais que inscrevem suas iniciativas inovadoras no Prêmio garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades. Promovido pela AMM, a premiação está na oitava edição e tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras.

O Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal. “Queremos promover nova cultura, que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal”, ressaltou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Os vencedores de cada eixo serão conhecidos no 35º Congresso Mineiro de Municípios, que será realizado no Estádio do Mineirão, nos dias 19 e 20 de junho, em Belo Horizonte. Durante o Congresso, os nove finalistas terão espaços exclusivos para exposição de suas práticas.

A equipe da AMM entrará em contato com os municípios selecionados para agendamento das visitas técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *