Município: Jeceaba

Situação Geográfica: Microrregião de Itaguara

População: 5.396 habitantes

Principal Economia: Agropecuária e agricultura

 

Análise de Solo e Calagem: Produção de alimentos, preservação do meio ambiente e manutenção do homem no campo com qualidade de vida.

Jeceaba possui hoje 5.396 habitantes. A área rural soma 2.417 habitantes (44,79%) (IBGE, 2010).

O Censo Agropecuário (2006) mostra que o nº de pessoas ocupadas na agropecuária chega a 756 homens e 266 mulheres (total 1.022 pessoas-18,94%). Na agricultura familiar brasileira são mais de 4 milhões de estabelecimentos que envolvem amis de 12 milhões de pessoas em mão de obra(84% dos estabelecimentos rurais), entretanto, ocupa apenas 24% das áreas. Por outro lado 84% das propriedades não fazem o uso da análise de solo e do calcário.

Fator importante para uma alta produtividade na agricultura, a análise química e física do solo é o instrumento básico para a transferência de informações sobre calagem e adubação.

As pesquisas indicam que o volume de calcário incorporado anualmente aos solos deveria ser de três vezes o volume de fertilizantes consumidos. Entretanto, no Brasil, esta prática é inversa, pois, em 2012 foram consumidos 30,0 milhões de toneladas de fertilizantes contra 29,35 milhões de toneladas de calcário.

Portanto, a prática de Gestão, instituída pela atual gestão vêm para preencher esta lacuna, que é tão importante para se obter mais oferta de alimentos, de melhor qualidade, gerando maior rentabilidade ao produtor, evitando o êxodo rural e preservando o meio ambiente.