Município: São Romão

Situação Geográfica: Microrregião de Pirapora

População:  10.432 habitantes

Principal Economia: Pesca e agricultura

 

Reciclagem: Uma opção de Economia e Preservação

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e está sendo desenvolvido em parceria com as escolas do município com o objetivo de envolver primeiro as crianças e adolescentes para atingir a comunidade. O projeto foi desenvolvido através de palestras, pesquisas, debates e visitas monitoradas.

A equipe trabalha para conscientizar a população e os empresários locais a não mais utilizarem o lixão como destino final para os pneus, as latas de metal e as garrafas pets. O procedimento inicial foi à utilização de material reciclado como base em toda a Secretaria M. de Cultura e Turismo e na Biblioteca Pública. Os próprios funcionários coletam os pneus nas cinco borracharias da cidade e as latas em uma empresa da cidade. A partir da coleta, os funcionários executam todo o trabalho de reaproveitamento manualmente. O foco principal desenvolvido até o momento foi mudar a cara da cidade reaproveitando estes matérias que estão sendo usados nas praças públicas da cidade.

Como um dos focos deste projeto é a economia dos recursos públicos, o gasto financeiro é mínimo, pois só é utilizado tinta e mão de obra. A estrutura e formatação do projeto dependem apenas de boa vontade do poder público e toda a comunidade é beneficiada. A manutenção não tem custo, pois o material usado já é considerado lixo, é de grande durabilidade e não necessidade reparos.

Através deste projeto concluímos que práticas de gestão podem mudar a realidade de pobreza de qualquer município, aumentando a autoestima da população e mostrando que a mudança depende de ações e não de dinheiro.